Pular para o conteúdo
Início » Diferença entre MIG e TIG

Diferença entre MIG e TIG

Os processos de soldagem a arco são tão variados quanto as peças de trabalho que eles criam, e escolher a correta é vital para o sucesso do seu projeto. Enquanto a soldagem MIG e TIG formam a solda usando um arco elétrico, as técnicas são bastante diferentes, e escolher a errada pode levar a mais de uma dor de cabeça. Leia as razões pelas quais você pode querer escolher a soldagem MIG em vez da soldagem TIG.

A soldagem MIG e TIG usam um arco elétrico para criar a solda. A diferença entre os dois é a forma como o arco é usado. A soldagem MIG (gás inerte de metal) usa um arame de alimentação que se move constantemente através da pistola para criar a faísca e, em seguida, derrete para formar a solda. A soldagem TIG (gás inerte de tungstênio) usa hastes longas para fundir dois metais diretamente.

DIVERSIDADE

Uma série de razões tornam a soldagem MIG a melhor escolha para seu trabalho. Primeiro, é mais diversificado. Embora a soldagem TIG possa ser usada em mais tipos de metais, ela é limitada em sua eficácia em trabalhos mais espessos. A soldagem MIG pode ser usada em alumínio, aço inoxidável e aço, e em todas as espessuras de chapas de metal calibre 26 a placas estruturais de serviço pesado.

A soldagem MIG possui esta grande vantagem sobre o TIG porque o alimentador de arame atua não apenas como um eletrodo, mas também como enchimento. Como resultado, as peças mais grossas podem ser fundidas sem ter que aquecê-las completamente. E porque usa enchimento em vez de fusão, a soldagem MIG pode ser usada para soldar dois materiais diferentes.

RAPIDEZ

Outra razão para escolher MIG versus TIG é a velocidade. Uma pistola MIG é projetada para operar continuamente por longos períodos de tempo, tornando-os mais eficientes e produtivos do que suas contrapartes. Para grandes operações industriais que exigem altas taxas de produção, o MIG é a escolha certa. (Também se presta bem à automação). Por outro lado, a soldagem TIG é um processo muito mais lento que se concentra nos detalhes.

CUSTO

Como em qualquer trabalho de manufatura, tempo é igual a dinheiro. E porque o processo de soldagem MIG é muito mais rápido, também é mais econômico. As peças MIG também estão mais prontamente disponíveis e são muito mais baratas do que as TIG.

FACILIDADE

Finalmente, a soldagem MIG é mais fácil de aprender e pode ser aperfeiçoada após apenas algumas semanas de treinamento. Na verdade, é até conhecido como a “pistola de cola quente” da soldagem – basta puxar o gatilho para iniciar ou parar a solda. Os soldadores MIG podem segurar e operar a arma com apenas uma mão, tornando-a uma opção melhor para soldadores iniciantes. A soldagem TIG, por outro lado, é uma técnica especializada que requer o uso de ambas as mãos e um pé – fazendo coisas separadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *